Sociedade Autoridades da Matola ponderam retirar construções em áreas vulneráveis a inundações

Autoridades da Matola ponderam retirar construções em áreas vulneráveis a inundações

A Câmara Municipal da Matola iniciará, em breve, uma reavaliação da situação de edifícios construídos em bacias de retenção de águas nos bairros da cidade.

Esta medida visa preparar a comunidade para a época chuvosa que se aproxima e incidirá em áreas que frequentemente enfrentam inundações urbanas.

Equipas municipais já se encontram no terreno, a realizar trabalhos de desobstrução de valas de drenagem e a concluir obras de requalificação em locais que necessitam de intervenção urgente. Estas acções têm como objectivo melhorar a circulação das águas pluviais e minimizar os impactos das chuvas intensas.

O edil da Matola, Júlio Parruque, informou que, nesta fase inicial, a abordagem será feita de forma interpessoal, envolvendo os munícipes cujas residências se situam no percurso natural das águas. É uma tentativa de sensibilizar a população sobre a importância da prevenção de inundações.

Os bairros mais afectados pelas inundações, especialmente durante períodos de chuvas fortes, incluem Tsalala, Liberdade, Infulene, Patrice Lumumba, Nkobe, Ntaca, Matola Gare e Nwamatibjana. A Câmara Municipal está empenhada em implementar soluções que garantam a segurança e o bem-estar dos seus cidadãos.

Recomendado para si:  Especialistas garantem qualidade da água em Chimoio apesar de poluição dos rios