Um jovem de 18 anos foi detido pela Polícia da República de Moçambique (PRM) em Nampula, após tentar vender a sua filha de apenas dois anos por 100 mil dólares, o que equivale a cerca de 6,3 milhões de meticais.
O incidente ocorreu no dia 07 deste mês, quando o suspeito estava em negociações com um cidadão de nacionalidade nigeriana.
De acordo com Dércio Samuel, chefe do Departamento de Relações Públicas no Comando Provincial da PRM em Nampula, a detenção do indivíduo ocorreu antes que a transacção fosse concretizada. “Recebemos uma denúncia de que um jovem de 18 anos pretendia vender a própria filha com o intuito de enriquecer. A polícia agiu de imediato, comunicou à mãe da criança e o suspeito encontra-se agora detido nas nossas subunidades. O processo já está a ser instruído para a sua responsabilização,” afirmou Dércio.
O jovem confessou o crime, alegando ter sido influenciado por amigos que o convenceram de que a venda de crianças poderia ser uma forma de enriquecer. “Disseram-me que, se vendêssemos as crianças, ficaríamos ricos, teríamos casa, prédio e carro, avaliados em 100 mil dólares. Eu levei a minha filha, e outro amigo levou o filho dele, mas acabei por ser o único apanhado. A pessoa que iria comprar é um boss. Isto aconteceu há uma semana, e a minha esposa não sabia, disseram-me que deveria enganar ela, dizendo que a criança seria levada para Maputo; esse era o truque,” revelou o acusado.
A PRM assegurou que o caso permanece sob investigação, com o objectivo de identificar outros possíveis envolvidos, incluindo os supostos compradores.