O Presidente do Parlamento Pan-Africano, Chief Fortune Charumbira, realizou um encontro com os Líderes Comunitários da Cidade de Maputo, no Sul de Moçambique.
Durante a sua visita, Chief Charumbira interagiu com os representantes do poder tradicional, assumindo a dualidade de funções como Presidente do Parlamento Pan-Africano e líder tradicional da região sul do Zimbabwe, onde actualmente ocupa o cargo de Vice-Presidente do Conselho Nacional dos Líderes Tradicionais.
Charumbira elucidou que a sua eleição como Deputado da Assembleia Nacional do Zimbabwe se deu na qualidade de líder tradicional, sublinhando que a Constituição do Zimbabwe garante 18 assentos no parlamento ao poder tradicional, com cada província a dispor de dois assentos reservados para os líderes tradicionais, conforme reportado pelo Gabinete de Imprensa da Assembleia da República.
O Presidente do Parlamento Pan-Africano partilhou com os presentes a importância do poder tradicional no Zimbabwe e a sua relação com as instituições do Estado e do Governo. Afirmou que os líderes tradicionais desempenham um papel essencial na estabilidade social do país, colaborando com o executivo nas prioridades de cada território sob a sua jurisdição.
Charumbira destacou que o poder tradicional no Zimbabwe assume, ainda, a função de Tribunal Comunitário, contribuindo para a resolução de conflitos. Relativamente à relação com o governo, esclareceu que esta nem sempre é bem vista pelos partidos da oposição, considerou tal percepção como uma visão distorcida.
Reiterou que no Zimbabwe o poder tradicional é uma componente integral do Estado, conforme estipulado pela Constituição, e é neste âmbito que se articula com o Governo e outros órgãos do Estado.
O Presidente do Parlamento Pan-Africano encorajou os Líderes Comunitários moçambicanos a permanecerem próximos dos círculos de tomada de decisões. Durante a interacção, os representantes da Cidade de Maputo expressaram o desejo de ter uma representatividade nos órgãos de decisões, à semelhança do sistema político do Zimbabwe, tais como a Assembleia da República, Assembleias Provinciais e Assembleia Municipal.
Além disso, enfatizaram a necessidade de um maior reconhecimento por parte do Estado moçambicano em relação ao papel dos Líderes Comunitários, que deveria incluir subsídios e disponibilização de meios de transporte.
O Secretário de Estado da Cidade de Maputo, Vicente Joaquim, agradeceu à Presidente da Assembleia da República, Margarida Talapa, pela inclusão do encontro no roteiro da visita oficial de Charumbira, destacando que este gesto reafirma a construção de África através da colaboração de todos os líderes, incluindo parlamentar e o próprio povo.
A visita do Presidente do Parlamento Pan-Africano culminou com o plantio de uma árvore nos Jardins do Conselho de Representação do Estado da Cidade de Maputo.