Politica Chapo promete fortalecer apoio à ACAMO e à cidadania das pessoas com...

Chapo promete fortalecer apoio à ACAMO e à cidadania das pessoas com deficiência visual

O Presidente da República de Moçambique, Daniel Chapo, comprometeu-se a oferecer uma maior assistência na implementação do Plano Estratégico da Associação dos Cegos e Amblíopes de Moçambique (ACAMO). 

Esta declaração ocorreu durante uma audiência realizada em Maputo, cujo objectivo foi promover um diálogo inclusivo em todo o país.

No encontro, que reuniu a direcção da ACAMO, o Chefe de Estado sublinhou a importância da participação de todos os sectores da sociedade na construção de consensos e na definição de políticas públicas. Emília Chissico, delegada da ACAMO na cidade e província meridional de Maputo, ressaltou que o Presidente expressou o seu apoio à organização, considerando que as suas actividades estão em conformidade com os estatutos e o Plano Estratégico da entidade.

“Ele recebeu-nos de maneira calorosa e garantiu-nos apoio, reconhecendo a organização e a conformidade da ACAMO com os seus estatutos,” afirmou Chissico.

A delegada destacou ainda que a resposta do Presidente demonstra que todos os cidadãos, independentemente da sua condição física, têm direito a oportunidades iguais e ao exercício pleno da cidadania. Chissico expressou gratidão ao Chefe de Estado pelo trabalho que tem realizado em prol dos direitos das pessoas com deficiência.

Recomendado para si:  Presidente Daniel Chapo Lança Plano Estratégico do SERNIC

O Presidente Chapo tem reiterado, em diversas ocasiões, que o desenvolvimento nacional deve ser construído com a participação equitativa de comunidades rurais e urbanas, jovens, mulheres, empresários, trabalhadores e grupos vulneráveis, garantindo acesso a oportunidades resultantes de programas e planos governamentais.

Para a ACAMO, a abertura institucional representa um passo significativo para fortalecer a cidadania e criar condições que permitam às pessoas com deficiência visual participar activamente nas decisões que influenciam o país.

Esta audiência também faz parte da agenda de governação participativa e inclusiva, reforçando a ligação entre o Executivo e as organizações da sociedade civil que representam sectores específicos da população.

Fundada em 1995 e com sede na cidade da Beira, província de Sofala, a ACAMO tem desempenhado um papel crucial na promoção dos direitos das pessoas com deficiência visual. Dados do censo populacional de 2017 indicam que cerca de 15 por cento da população moçambicana apresenta diferentes formas de deficiência.

Em 2023, a ACAMO conta com mais de 20 mil membros em todo o país, dos quais cinco mil estão localizados em Sofala.