Politica Chapo apela a moçambicanos no Japão para promoverem imagem positiva do país

Chapo apela a moçambicanos no Japão para promoverem imagem positiva do país

O Presidente moçambicano, Daniel Chapo, apelou aos moçambicanos que residem no Japão para que actuem como embaixadores de Moçambique, promovendo uma imagem positiva do país.

O apelo foi feito durante um encontro com a comunidade moçambicana, que decorreu à margem da sua participação na Nona Conferência Internacional sobre o Desenvolvimento de África (TICAD 9), realizada na cidade de Yokohama.

Na sua intervenção, Chapo sublinhou a necessidade de projectar uma imagem favorável de Moçambique no exterior, com vistas a atrair investimentos e acelerar o desenvolvimento do país. Um porta-voz da comunidade moçambicana reforçou esta ideia, destacando que uma imagem positiva fortalecerá a credibilidade de Moçambique e criará novas oportunidades. O Presidente concordou, afirmando que “é necessário mudar a imagem do país para evidenciar os seus aspectos positivos, pois é isso que nos trará mais investimentos”.

Chapo reafirmou o compromisso do Governo em implementar reformas que tornem o país mais competitivo, incluindo medidas no combate à corrupção e à burocracia. “Se necessário, iremos alterar as leis para abrir o país ao negócio e ao investimento, acelerando assim o desenvolvimento”, garantiu.

Recomendado para si:  Venâncio Mondlane anuncia integração da ANAMOLA no processo de diálogo nacional

O Presidente expressou confiança de que os moçambicanos na diáspora possam desempenhar um papel fundamental nessa missão. “Só conseguiremos isso se todos os moçambicanos que vivem fora do país actuarem como nossos embaixadores. Todos os moçambicanos presentes neste encontro são embaixadores”, enfatizou.

Entre os moçambicanos que residem no Japão, a maioria é composta por estudantes, que apresentaram as suas principais preocupações ao Presidente, relacionadas com a documentação de identidade e a necessidade de garantias de emprego ao regressarem a Moçambique após a conclusão dos seus estudos.