Politica Japão: Presidente Daniel Chapo representa Moçambique na TICAD 9 em Yokohama

Japão: Presidente Daniel Chapo representa Moçambique na TICAD 9 em Yokohama

O Presidente da República de Moçambique, Daniel Chapo, estará presente na 9ª Conferência Internacional de Tóquio para o Desenvolvimento de África (TICAD 9), que se realizará de 20 a 22 de Agosto na cidade de Yokohama, Japão.

De acordo com um comunicado da Presidência, a participação de Chapo é uma resposta ao convite do Primeiro-Ministro japonês, Shigeru Ishiba. O evento tem como lema “Co-criar Soluções Inovadoras com África”, enquanto o tema principal é “Pessoas, Planeta e Prosperidade em um Mundo em Transformação”.

Durante a conferência, o Chefe do Estado terá a oportunidade de se encontrar com Ishiba, representantes de entidades governamentais, parlamentares e dirigentes de empresas japonesas com interesses em Moçambique, assim como com a comunidade moçambicana residente na Japão. A TICAD 9 contará com a presença de vários Chefes de Estado e de governo africanos, bem como representantes de organizações internacionais e executivos de empresas africanas e japonesas.

O evento reunirá, ainda, líderes da Organização das Nações Unidas, do Banco Mundial e de outras entidades, assim como representantes do sector privado e da sociedade civil. A TICAD 9 servirá como um espaço para discussões sobre desenvolvimento sustentável e parcerias público-privadas.

Recomendado para si:  Chapo promete fortalecer apoio à ACAMO e à cidadania das pessoas com deficiência visual

A conferência incluirá também eventos temáticos como seminários, simpósios e exposições de empresas japonesas que apresentarão soluções inovadoras para desafios enfrentados por África, incluindo a utilização de inteligência artificial, drones e impressão 3D.

O Presidente Chapo viajará acompanhado pela Primeira-Dama de Moçambique, Gueta Chapo, e pelos ministros dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Maria Manuela dos Santos; do Transporte e Logística, João Matlombe; dos Recursos Minerais e Energia, Estevão Pale; e da Saúde, Ussene Isse, além de outros quadros da Presidência da República e de instituições estatais.