Internacional Médico francês enfrenta julgamento por alegados abusos e dopagem de quase 300...

Médico francês enfrenta julgamento por alegados abusos e dopagem de quase 300 crianças

O médico Joel Le Scouarnec, de 74 anos, iniciou o seu julgamento em Vannes, no oeste da França, respondendo a acusações de ter estuprado e agredido sexualmente 299 pacientes, a maioria deles menores de idade. 

Este caso, que tem gerado uma intensa repercussão mediática, traz à tona uma série de actos horrendos que ocorreram entre 1989 e 2014.

No primeiro dia da audiência, Le Scouarnec admitiu a autoria dos crimes, descrevendo-os como “actos abomináveis”. “Se estou aqui diante de vocês, é porque um dia, quando a maioria [das vítimas] era apenas crianças, cometi actos abomináveis”, declarou, com uma voz hesitante. O médico expressou consciência das consequências duradouras dos seus actos, afirmando que as feridas causadas são “indeléveis” e “insubstituíveis”, demonstrando a intenção de assumir a responsabilidade pelos seus actos.

O advogado de Le Scouarnec, Maxime Tessir, confirmou que o réu reconhece a “imensa maioria dos fatos”, sublinhando que ele não pretende, de forma alguma, esquivar-se das suas responsabilidades legais.

O médico enfrenta penas que podem ascender até 20 anos de prisão, com 111 acusações de estupro e 189 de agressão sexual, agravadas pela sua posição de confiança como médico e pelo facto de que 256 das vítimas tinham menos de 15 anos na altura dos crimes.

Recomendado para si:  Investigação em curso sobre a morte do fundador da Mango aponta para possível homicídio

Em declarações à imprensa, Marie Grimaud, advogada de 39 ex-pacientes, afirmou que as vítimas “não esperam nada” do réu, mas buscam recuperar “um pouco de dignidade, humanidade e, acima de tudo, consideração por parte da Justiça”.

Devido ao elevado número de vítimas, o tribunal de Vannes, uma localidade com menos de 55 mil habitantes, estabeleceu uma estrutura especial para o julgamento, permitindo que as vítimas acompanhem o processo a partir de uma sala anexa. Elas comparecerão à sala principal apenas para prestar depoimento, num processo que se espera que dure várias semanas e que tem atraído atenção significativa da imprensa francesa.