O Índice de Preços no Consumidor (IPC) em Moçambique registou um aumento de 4,93% em Setembro, conforme indicam os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE). Este é o segundo mês consecutivo de subida do custo de vida, após um incremento de 4,79% em Agosto.
Os produtos alimentares, as bebidas não-alcoólicas e os preços de aquisição de veículos automóveis foram os principais responsáveis pelo aumento da inflação anual em Setembro. Os dados foram recolhidos em várias cidades, incluindo Maputo, Beira, Nampula, Quelimane, Tete, Chimoio, Xai-Xai e na província de Inhambane.
Comparativamente a Setembro do ano anterior, todos os locais onde o INE realizou a recolha de preços apresentaram aumentos no custo de vida. A cidade de Tete destacou-se com o maior incremento, de aproximadamente 9,74%, seguida por Quelimane, que registou uma subida de 5,77%.
Os restantes pontos apresentaram as seguintes variações: em Xai-Xai, os preços aumentaram 5,42%; em Chimoio, 5,13%; na província de Inhambane, 4,96%; em Maputo, 3,85%; na Beira, 3,82%; e em Nampula, 3,80%.
As divisões de Alimentação e bebidas não-alcoólicas, assim como Restaurantes, hotéis e cafés, foram as que mais aumentaram os preços, com variações de cerca de 11,85% e 9,01%, respectivamente.