Internacional Cheias no México causam 70 mortes e isolam comunidades

Cheias no México causam 70 mortes e isolam comunidades

As intensas chuvas que atingiram o centro e o leste do México na semana passada resultaram em 70 mortes, segundo o último balanço oficial do Governo. 

A situação forçou a mobilização de 13 mil militares para ajudar as vítimas das cheias que devastaram a região.

Na quarta-feira, o número de mortos era de 64, mas o aumento das fatalidades foi confirmado pelas autoridades à medida que as operações de resgate prosseguiam. As chuvas torrenciais isolaram 160 comunidades, causando danos severos em estradas e autoestradas.

Na região montanhosa de Xochicoatlán, no estado de Hidalgo, a Guarda Nacional mexicana tem realizado missões de socorro, utilizando helicópteros para entregar alimentos e artigos de primeira necessidade às áreas mais afectadas. Os militares realizaram voos a partir de Pachuca, capital de Hidalgo, para localidades isoladas como Tianguistengo e Xalacahuantla.

Além da entrega de suprimentos, a Guarda Nacional também tem evacuado feridos, encaminhando-os para hospitais da região. O estado de Hidalgo, que faz fronteira com a capital mexicana, é o mais afectado, com 84 municípios isolados devido à sua localização montanhosa.

Recomendado para si:  Milhares de pessoas protestam em Bruxelas contra cortes orçamentais

Segundo o serviço meteorológico do México, as chuvas intensas que provocaram estas cheias foram desencadeadas por uma depressão tropical que entrou no Golfo do México, combinando-se com uma frente fria que se deslocava do norte.