Destaque ONU condena mudança de Governo em Madagáscar

ONU condena mudança de Governo em Madagáscar

O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, condenou a recente “mudança inconstitucional” de governo em Madagáscar, ocorrida na quinta-feira, e fez um apelo à restauração do Estado de Direito no país. 

Em conferência de imprensa, o porta-voz de Guterres, Stéphane Dujarric, declarou: “O Secretário-Geral condena a mudança inconstitucional de governo em Madagáscar e apela à restauração da ordem constitucional e do Estado de Direito”.

Dujarric também elogiou a decisão da União Africana de suspender Madagáscar da organização, evidenciando a seriedade da situação política no país.

Por outro lado, o novo líder militar, Michael Randrianirina, defendeu que a recente transição de poder não deve ser classificada como um golpe de Estado, uma vez que o Presidente Andry Rajoelina havia abandonado o país antes dos eventos. “Um golpe de Estado é quando os soldados entram no palácio presidencial com armas. Atiram. Há derramamento de sangue (…) Isso não é um golpe de Estado”, afirmou o coronel Randrianirina à imprensa.

Recomendado para si:  Seguranças privados impedem acesso ao Hospital de Xai-Xai em protesto por falta de pagamento