Destaque Cem terroristas rendidos em Mocímboa da Praia

Cem terroristas rendidos em Mocímboa da Praia

Nos últimos tempos, cerca de cem indivíduos, entre jovens, adultos e crianças, que eram utilizados em acções subversivas, entregaram-se às autoridades moçambicanas no distrito de Mocímboa da Praia, na província de Cabo Delgado.

Este desenvolvimento representa um sinal de arrependimento por parte de moçambicanos que integraram as fileiras dos grupos terroristas.

Segundo o administrador de Mocímboa da Praia, Sérgio Cipriano, os repentinos retornos de ex-terroristas têm sido registados, com muitos deles já reintegrados nas suas comunidades e envolvidos em actividades produtivas tradicionais. “Estes indivíduos estão a retornar às suas aldeias de origem, onde estão a retomar as suas vidas normais e a participar nas actividades agrícolas e outras actividades económicas”, afirmou Cipriano em declarações à Rádio Moçambique.

O administrador também revelou que há relatos de que outros terroristas, ainda nas matas, estão a manifestar o desejo de abandonar a luta armada. Estes indivíduos têm procurado informações junto das comunidades sobre o perdão decretado pelo Presidente da República, Filipe Nyusi. Esta iniciativa do governo visa estimular a reintegração de ex-combatentes e a restauração da paz na região.

Recomendado para si:  KaTembe: Jovem de 31 anos morre carbonizado após ataque de criminosos

A entrega de terroristas às autoridades é vista como um passo positivo no combate ao terrorismo em Cabo Delgado, uma província que tem enfrentado anos de violência e insegurança.

O governo continua a trabalhar na implementação de estratégias que promovam a recuperação e a estabilidade na região, com a esperança de que mais indivíduos se juntem ao movimento de arrependimento e reintegração.