Milhares de pessoas receberam ordens para evacuar devido a um incêndio descontrolado que avança rapidamente no norte da Califórnia, durante uma perigosa vaga de calor que atinge o oeste dos Estados Unidos.
O incêndio, que iniciou na terça-feira, já consumiu mais de 1400 hectares de terreno. As chamas avançam principalmente a norte de Oroville, no condado de Butte. Esta localidade está situada a aproximadamente 110 quilómetros a norte de Sacramento, capital da Califórnia, e apenas 38 quilómetros de Paradise, vila que em 2018 foi devastada pelo incêndio Camp, o mais letal da história do estado, que causou 85 mortes.
“O condado de Butte está sob alerta vermelho desde a noite passada”, informou, na quarta-feira, o responsável dos bombeiros locais, Garrett Sjolund. Segundo a emissora local KCRA, afiliada da rede NBC, “mais de 25 mil pessoas receberam ordens de evacuação”.
As autoridades estão particularmente preocupadas com as celebrações do 4 de Julho, Dia da Independência dos Estados Unidos, uma vez que é habitual o lançamento de fogo de artifício. Devido à propagação das chamas, as comemorações foram canceladas no condado. “A última coisa de que precisamos é de alguém a lançar fogo de artifício”, afirmou o xerife de Butte, Kory Honea.
As condições meteorológicas adversas, incluindo temperaturas elevadas e ventos fortes, têm dificultado os esforços dos bombeiros para controlar o incêndio. A população local foi aconselhada a manter-se informada e pronta para novas evacuações, caso necessário.
Este incêndio é apenas um dos muitos que têm assolado a Califórnia nos últimos anos, exacerbados pelas alterações climáticas que tornam a região mais susceptível a fogos florestais devastadores.