Nicolas Sarkozy, ex-presidente da França, tornou-se o primeiro líder francês a ser encarcerado, começando a cumprir uma pena de cinco anos.
A condenação deve-se à sua suposta conspiração para financiar a campanha eleitoral de 2007 com recursos provenientes do regime do falecido ditador líbio Muammar Khadafi.
Desde a prisão de Philippe Pétain, colaborador nazista durante a Segunda Guerra Mundial, em 1945, nenhum ex-chefe de Estado francês havia enfrentado a detenção. Sarkozy, que ocupou a presidência entre 2007 e 2012, recorreu da sua condenação, mas actualmente cumpre pena na prisão de La Santé, onde ficará em uma cela de cerca de 9 metros quadrados, na ala de isolamento.
Mais de 100 pessoas se concentraram em frente à residência de Sarkozy, localizada no prestigiado 16º distrito de Paris, após o seu filho Louis, de 28 anos, ter convocado apoiadores para uma manifestação de solidariedade.
O ex-presidente, de 70 anos, chegou à histórica prisão do século XIX, situada no bairro de Montparnasse, às 9h40 do horário local, sob um rigoroso esquema de segurança.