Internacional Presidente do Malawi pede ajuda internacional na busca do vice-presidente desaparecido

Presidente do Malawi pede ajuda internacional na busca do vice-presidente desaparecido

O Presidente do Malawi, Lazarus Chakwera, fez um apelo à comunidade internacional para apoiar nas operações de busca e salvamento do vice-presidente do país, Saulos Chilima, e de outras nove pessoas que estavam a bordo de um helicóptero que desapareceu na manhã de segunda-feira, pouco após decolar da capital, Lilongwe.

O apelo de Lazarus Chakwera foi feito por volta da meia-noite, numa comunicação à nação a partir do Palácio Presidencial em Lilongwe, após ter presidido uma reunião de emergência com o Conselho de Ministros.

Chakwera solicitou o apoio dos Estados Unidos da América, Grã-Bretanha, Noruega e Israel para se juntarem às equipas de busca e salvamento das Forças de Defesa do Malawi, que continuam a operar na floresta de Chicangawa, local presumido onde o helicóptero que transportava o vice-presidente poderá ter-se despenhado.

Estudantes da Universidade de Ciência e Tecnologia do Malawi também se juntaram às equipas de busca e salvamento, utilizando drones nocturnos na tentativa de localizar o helicóptero desaparecido.

Lazarus Chakwera declarou ter instruído as Forças de Defesa do Malawi a fornecerem actualizações regulares sobre o incidente e acrescentou que o seu governo fará tudo o que estiver ao seu alcance para localizar o helicóptero desaparecido, na esperança de encontrar sobreviventes.

Recomendado para si:  Massacre no oeste da Nigéria deixa pelo menos 162 vítimas mortais

Destaques da semana