Internacional Universidade de Columbia ameaça expulsar alunos após ocupação de edifício

Universidade de Columbia ameaça expulsar alunos após ocupação de edifício

A Universidade de Columbia em Nova Iorque, Estados Unidos, ameaçou expulsar os alunos que ocuparam um edifício no campus da instituição.

Os manifestantes barricaram as entradas do edifício e hastearão uma bandeira palestiniana em protesto contra a guerra de Israel contra o Hamas.

O porta-voz da universidade, Ben Chang, declarou que os estudantes que ocupam o edifício enfrentam a expulsão, enquanto aqueles que não concordarem com os termos de negociação estabelecidos serão suspensos. Chang enfatizou que a universidade está a ser consequente com as advertências anteriores, mencionando vandalismo, arrombamento de portas e janelas, e bloqueio de entradas por parte dos manifestantes.

O departamento de segurança pública da Universidade de Columbia restringiu o acesso ao campus apenas a estudantes que residem nos edifícios residenciais e funcionários. O chefe do Departamento de Polícia de Nova Iorque, Jeffrey Maddrey, esclareceu que os agentes não entrariam no campus sem um pedido da administração da universidade.

Os manifestantes exigem desinvestimento, transparência financeira e amnistia, e insistem que permanecerão no local até que a universidade atenda às suas exigências.

Recomendado para si:  Explosão em fábrica de fogos na China mata 26 pessoas

Várias universidades nos EUA estão a lidar com protestos de estudantes acampados como forma de protesto, com algumas negociações em curso e outras a recorrer à força policial para desalojar os manifestantes. A Universidade de Columbia anunciou a suspensão de estudantes após chamar a polícia para desalojar os acampados na praça central do campus.

A polícia em várias universidades, como Yale, New Haven, Carolina do Norte, Chapel Hill, e Universidade de Connecticut, está a tomar medidas para remover os acampamentos dos manifestantes.

Perante esta situação, o gabinete do Alto-Comissário dos Direitos Humanos da ONU expressou preocupação com as medidas policiais para desmobilizar os estudantes das universidades norte-americanas, enquanto reiterou a inaceitabilidade de comentários antissemitas, anti-árabes e anti-palestinos.

Destaques da semana