Desde terça-feira, uma série de fortes tempestades e a passagem de quase 20 tornados no centro-oeste dos Estados Unidos resultou na morte de pelo menos cinco pessoas e deixou 35 feridas.
Estes fenómenos climáticos também causaram cortes de energia que afectaram mais de 40 mil edifícios.
Quatro das vítimas mortais residiam em Greenfield, uma pequena localidade no estado de Iowa com 2.100 habitantes, tornando este tornado o mais mortal do ano nos Estados Unidos. As autoridades locais informaram à CNN que o número de vítimas pode aumentar, pois o tornado devastou grande parte da localidade e as operações de resgate continuam em curso.
Outra vítima faleceu no condado de Adams, a cerca de 40 quilómetros de Greenfield, quando o automóvel em que seguia foi arremessado para fora da estrada por um tornado, conforme relatado pelo gabinete do xerife de Adams.
O mau tempo também derrubou pelo menos três turbinas eólicas de quase 80 metros de altura, uma das quais se incendiou.
As tempestades de terça-feira atingiram partes dos estados de Illinois e Wisconsin, interrompendo o fornecimento de electricidade a dezenas de milhares de habitações e outros edifícios.
O mau tempo continuou a deslocar-se para o sul dos Estados Unidos na quarta-feira. No estado do Texas, as autoridades declararam estado de emergência em Temple, uma cidade com mais de 90 mil habitantes, após fortes tempestades terem afectado a área. Milhares de residentes ficaram sem energia, as escolas cancelaram as aulas na quinta-feira e a vizinha base militar de Forte Cavazos registou várias vias bloqueadas.
Num contexto em que as mudanças climáticas estão a intensificar a gravidade das tempestades em todo o mundo, os Estados Unidos já registaram este ano 859 tornados, um aumento de 27% em relação à média anual.
A porta-voz da Casa Branca informou que o líder da agência federal de gestão de emergências norte-americana visitará Iowa hoje e que a Presidência dos EUA está em contacto constante com as autoridades estaduais e locais. Karine Jean-Pierre declarou que as autoridades federais estão “a rezar por aqueles que perderam tragicamente as suas vidas” e desejaram uma “rápida recuperação” aos feridos.
















