Três pessoas morreram e pelo menos 58 ficaram feridas após uma forte tempestade desencadear vários tornados no centro-oeste dos Estados Unidos.
Um desses tornados atingiu o condado de Logan, no estado de Ohio, resultando na morte de três pessoas.
Inicialmente, na quinta-feira à noite, um balanço indicava duas mortes, mas o vice-chefe do Departamento do Xerife de Logan, Joe Kopus, alertou que o número de vítimas mortais poderia aumentar devido aos graves danos nas povoações.
Os danos foram particularmente significativos nas aldeias de Russells Point e Lakeview, onde muitas casas são propriedade de pessoas que lá vão pescar e passear de barco.
O governador de Ohio, Mike DeWine, referiu na sexta-feira que foi uma sorte a tempestade não ter ocorrido num fim de semana de verão, quando a área estaria cheia de visitantes.
Outros tornados atingiram áreas nos estados de Kentucky, Arkansas, Illinois, Missouri e Indiana, deixando pelo menos 38 feridos em Indiana e mais de 20 em Ohio, além de danos em dezenas de habitações.
Em Indiana, um tornado danificou cerca de 130 casas em Winchester, deixando três pessoas com ferimentos graves, mas sem risco de vida, segundo o autarca local.
As autoridades disseram que metade das estruturas da cidade de Selma, com 750 habitantes, podem ter sido danificadas, a oeste de Winchester.
Em Milton, no estado de Kentucky, duas pessoas ficaram feridas quando o automóvel em que seguiam foi atingido por destroços arrastados por um tornado que danificou pelo menos 100 casas e empresas, afirmou o diretor de emergências do condado de Trimble, Andrew Stark.
As equipas de inspeção do Serviço Meteorológico Nacional dos Estados Unidos ainda estão a analisar os destroços, mas já anunciaram que há provas da formação de pelo menos cinco tornados, com mais força do que o previsto.