Internacional Presidente da Namíbia Hage Geingob morre aos 82 anos

Presidente da Namíbia Hage Geingob morre aos 82 anos

O Presidente da Namíbia, Hage Geingob, faleceu na manhã de domingo em um hospital de Windhoek, capital do país. Ele tinha 82 anos e lutava contra um câncer.

Geingob foi diagnosticado com a doença em janeiro deste ano, durante exames médicos de rotina. A notícia da sua morte foi recebida com grande pesar na Namíbia e no mundo. O Vice-Presidente Nangolo Mbumba, que assume a presidência interina do país, decretou um período de luto nacional de 30 dias.

Geingob era um líder histórico da Namíbia, tendo lutado pela independência do país como membro da SWAPO. Após a independência em 1990, ele ocupou vários cargos ministeriais antes de ser eleito Presidente em 2014 e reeleito em 2019. Durante o seu mandato, Geingob concentrou-se no desenvolvimento económico da Namíbia, na promoção da reconciliação nacional e na luta contra a corrupção.

A morte de Geingob deixa a Namíbia num momento de incerteza. O Vice-Presidente Mbumba estará à frente do país até que sejam realizadas novas eleições presidenciais e para a Assembleia Nacional, o que deve acontecer até o fim do ano.

Recomendado para si:  Julgamento de suspeitos no caso DJ Warras é adiado para Abril

Hage Geingob nasceu em 1941 na região de Otjozondjupa, na Namíbia. Lutou pela independência da Namíbia como membro da SWAPO. Ocupou vários cargos ministeriais após a independência. Foi eleito Presidente da Namíbia em 2014 e reeleito em 2019.

Destaques da semana