As jovens permaneceram detidas durante dois dias, tendo sido forçadas a gravar uma confissão falsa num novo vídeo, no mesmo local onde se filmaram a dançar.
Cinco jovens iranianas foram detidas, depois de, na semana passada, terem publicado um vídeo a dançar ao som de ‘Calm Down’, tema do cantor nigeriano Rema e da norte-americana Selena Gomez, com os cabelos descobertos, no Dia Internacional da Mulher, assinalado a 8 de março.
O mesmo meio tinha, anteriormente, dado conta de que as autoridades estavam a procurar as jovens no local, depois de as imagens – que poderá assistir na galeria acima – se terem tornado virais.
Em fevereiro, um casal foi condenado a 10 anos e meio de prisão por “corrupção e incitação à prostituição”, na sequência de terem publicado um vídeo a dançar na Praça da Liberdade, em Teerão.
Cada vez mais mulheres têm mostrado a sua revolta face ao sistema iraniano desde a morte de Mahsa Amini, de 22 anos, a 16 de setembro, que foi detida polícia moral por usar o seu hijab “indevidamente”, e severamente espancada sob a sua custódia. A jovem sucumbiu aos ferimentos três dias após a detenção, desencadeando a maior revolução que o regime tem visto desde 1979, resultando na morte de mais de 500 pessoas e na detenção de milhares. Até ao momento, pelo menos quatro manifestantes foram executados.

















