Destaque Combate ao terrorismo: Moçambique e Emirados acordam troca de informações

Combate ao terrorismo: Moçambique e Emirados acordam troca de informações

Moçambique e os Emirados Árabes Unidos acordaram passar a trocar informações no domínio militar e segurança pública, sobre a actuação de células que possam promover e/ou financiar o terrorismo nos dois territórios. Para a sua operacionalização foram assinados dois memorandos de entendimento. 

Estes instrumentos são mais uma acção do Governo de Moçambique no reforço da sua capacidade, para lidar com o grupo extremista que tem estado a desestabilizar a província de Cabo Delgado. Segundo o Presidente da República, Filipe Nyusi, que falava a jornalistas no final da sua visita oficial, os Emirados Árabes Unidos localizam-se numa região caracterizada pela emergência de vários grupos extremistas e, por isso, acumula experiências e informações sobre como actuam e como deve uma nação organizar-se, para que não seja alvo desses eventos. E Moçambique passa, igualmente, a ser fonte de informação para a segurança dos EAU, escreve o O País.

Ainda sobre o terrorismos, o Chefe de Estado falou sobre o último ataque às instalações da empresa Gemrock que explora rubis em Namanhumbir, tendo dito que as Forças de Defesa e Segurança estão a procurar entender como é que a empresa de segurança privada, que protege aquelas instalações, não detectou preventivamente o ataque e por que não houve esforços para o repelir.

Por outro lado, referiu que os terroristas que atacaram Namanhumbir estavam em progressão para o distrito de Chiúre e em direcção a Nampula, mas aperceberam-se do dispositivo de segurança que impedia a sua movimentação e, por isso, decidiram atacar aquela localidade. No entanto, Filipe Nyusi reconhece que o país está a aprender a lidar com o tipo de ataques protagonizados pelos terroristas, pelo que, pela sua característica furtiva, é essencial a vigilância popular e rápida denúncia de qualquer movimentação.

Reiterou ainda que o Governo vai continuar a redobrar esforços para garantir a segurança dos empreendimentos económicos em todo o país, assim como das comunidades.