Destaque China ameaçou criar conflito armado contra os EUA em caso de defenderem...

China ameaçou criar conflito armado contra os EUA em caso de defenderem Taiwan

Em novembro, Xi Jinping disse a Joe Biden que defender a independência de Taiwan era “como brincar com o fogo”.

O embaixador chinês nos Estados Unidos avisou que um apoio à independência de Taiwan poderá resultar em mais um conflito militar no mundo, uma ameaça que acompanha anos de tensão e corrida ao armamento no mar do sul da China.

Numa entrevista à rádio pública americana NPR, Qin Gang reafirmou que a questão de Taiwan é “a maior caixa de fósforos entre China e EUA” e disse que “se as autoridades taiwanesas, motivadas pelos EUA, continuarem no caminho da procura da independência, a China e os EUA irão muito provavelmente envolver-se num conflito armado”.

A metáfora da caixa de fósforos também não é recente. Em novembro, o presidente chinês Xi Jinping disse a Joe Biden, presidente americano, que defender a independência de Taiwan é “como brincar com o fogo”.

O aviso do embaixador está inserido na política chinesa de pressão mundial, na economia, na diplomacia e no mundo empresarial, para garantir que Taiwan não é reconhecido como um país e um território independente.

Recomendado para si:  Relatório oficial aponta engenharia inadequada como causa da implosão do submersível Titan

Xi Jinping tem continuamente reiterado a sua intenção de fazer Taiwan voltar à esfera de influência chinesa e reunificar assim as duas repúblicas chinesas, separadas desde a retirada de 1949.