Sociedade MCTES aposta em salas do futuro vão estimular presença feminina no ensino

MCTES aposta em salas do futuro vão estimular presença feminina no ensino

A instalação de 22 salas do futuro em todas as instituições do Ensino Superior, que fornecem cursos de Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática (CTEM), é a aposta do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) para o presente quinquénio.

Trata-se de salas destinadas a aulas práticas das disciplinas de Física, Química, Matemática e Biologia, cuja implantação está inserida na revitalização dos programas de reiniciação científica, segundo deu a conhecer Alberto Tonela, porta-voz do I Conselho Coordenador do MCTES, que decorre desde quarta-feira na cidade de Maputo.

Tonela disse que o programa visa, sobretudo, massificar a presença feminina nos cursos das áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (CTEM), que se revela reduzida em comparação com os cursos das outras áreas.

A primeira sala será estabelecida na Universidade Pedagógica, em Maputo. Paralelamente, faz plano do MCTES treinar cerca de 400 formadores para professores dos ensinos Secundário Geral e dos centros de formação de professores, na resposta ao desafio de estimular o gosto pelos cursos de CTEM.

Recomendado para si:  Equipas de resgates na Indonésia não detectam sinais de vida após desabamento

“O programa está ainda a ser trabalhado, sob ponto de vista de nota conceptual, de modo a sabermos quantos professores existem, para depois fazer-se o plano da sua formação”, disse Tonela