Nos EUA, entrou em vigor uma medida obrigando aqueles que solicitam um visto a preencher um formulário onde indicam as suas redes sociais. O Departamento de Estado dos EUA justifica esta medida como um reforço na verificação da identidade daqueles que entram no país, mas muitos questionam a sua necessidade.
O executivo de Donald Trump justifica esta medida com a protecção da segurança nacional:
“A segurança nacional é a nossa principal prioridade ao avaliar solicitações de vistos, e todos os futuros turistas e imigrantes nos EUA passam por uma extensa inspecção de segurança. Estamos constantemente a trabalhar para encontrar mecanismos que melhorem o nosso processo de controlo para proteger os cidadãos norte-americanos, enquanto apoiamos viagens legítimas para os EUA”, explica o Departamento de Estado, numa nota publicada online. Os requerentes de vistos diplomáticos são os únicos que estão dispensados do preenchimento deste requerimento.
“Já solicitamos certas informações de contacto, histórico de viagens, dados familiares e antigos endereços de residência a quem pede vistos. Recolher estas informações adicionais fortalecerá o nosso processo de verificação de todos os requerentes de visto e confirmação da sua identidade”, continua a justificar o Departamento.
















