Um laboratório subaquático desapareceu da baía de Eckernförde, em Kiel, na Alemanha, durante uma noite no mês passado e os cientistas do GEOMAR Helmholtz Centre for Ocean Research não sabem explicar este misterioso desaparecimento.

A equipa de cientistas que instalou o Boknis Eck Observatory em 2016 acredita que o laboratório foi “removido”, mas quanto à forma como isso aconteceu só pode especular.

Quando o sinal dos sensores do observatório desapareceu foi enviada uma equipa de mergulhadores para verificar se estava tudo bem, foi nessa altura que constaram que o laboratório já não estava ali, tendo restado apenas um cabo partido, adianta a CNN.

Visto que as duas estruturas semelhantes a “secretárias” que compunham o observatório pesavam quase 700 quilos, os cientistas acreditam que terá sido removido por uma forte tempestade ou então por uma criatura marinha. No entanto, também já informaram a polícia de Eckernförde do desaparecimento do laboratório para o caso de ter sido roubado.

O Boknis Eck Observatory custou cerca de 330 mil dólares (quase 300 mil euros), mas os dados que recolheu sobre o mar báltico eram “inestimáveis”.

Notícias ao Minuto