Economia AT denuncia existência de esquemas que prejudicam cobrança de impostos

AT denuncia existência de esquemas que prejudicam cobrança de impostos

A Autoridade Tributária de Moçambique (AT) tem estado a constatar existência de esquemas criminosos cujo objectivo é evitar o pagamento impostos, o que tem dificultado o alcance e/ou superação das metas estabelecidas.

Preocupada com esta situação, a instituição chamou, esta quinta-feira, a imprensa para denunciar que o Estado moçambicano tem sido lesado em elevadas somas, pelo facto de alguns contribuintes não pagarem impostos.

O esquema consiste, sobretudo, na falsificação de cheques e adulteração da contabilidade por parte de algumas empresas. Mesmo sem revelar os montantes do prejuízo, o director-geral dos impostos da AT, Augusto Tacarindua, disse que Autoridade Tributária tomou algumas medidas para reverter o cenário. Entre as medidas, consta que os contribuintes que ficam nas capitais provinciais quando efectuarem pagamentos por cheques devem passar a depositar na conta bancária da Unidade de Grandes Contribuintes, ou da direcção da área fiscais do posto de cobrança, ou então do Juízo Privativo das Execuções Fiscais, e todo valor acima de 21 mil meticais deve ser canalizado via cheque, nas contas bancárias acima referidas, mas devidamente assinados.

Recomendado para si:  Governo do Niassa solicita redução do preço do cimento produzido localmente

Questionado pelos jornalistas sobre possível envolvimento dos funcionários da AT e sobre nomes dos contribuintes envolvidos na falsificação de cheques destinados ao pagamento dos impostos, o director-geral dos impostos disse que não poderia revelar esses dados porque ainda decorrem outras investigações.

O País