Economia Moçambique e Alemanha celebram 40 anos de cooperação avaliada em 1,8 mil...

Moçambique e Alemanha celebram 40 anos de cooperação avaliada em 1,8 mil milhões de euros

A colaboração entre Moçambique e Alemanha, que se estende ao longo de quatro décadas, alcançou a impressionante soma de 1,8 mil milhões de euros.

Esta informação foi divulgada numa nota de imprensa emitida pela Embaixada da Alemanha em Moçambique e enviada à Agência de Informação de Moçambique (AIM).

Actualmente, o valor dos projectos em andamento ascende a cerca de 850 milhões de euros. O Embaixador da Alemanha em Moçambique, Ronald Münch, enfatizou o impacto positivo que a assistência para o desenvolvimento tem proporcionado aos cidadãos moçambicanos. O Embaixador sublinhou as contribuições significativas na geração de empregos, no aumento do acesso à electricidade e no fortalecimento da formação profissional.

Münch afirmou que a cooperação entre os dois países tem garantido acesso a serviços financeiros para centenas de milhares de pessoas, evidenciando resultados tangíveis que refletem o sucesso da parceria. Recentemente, a assistência ao desenvolvimento foi tema de celebrações e eventos, onde se comemorou o 40º aniversário desta colaboração. A 7 de Outubro, realizaram-se em Maputo consultas governamentais regulares entre Moçambique e Alemanha.

Recomendado para si:  Moçambique aumenta despesa pública e prevê défice de 113 mil milhões no Orçamento do Estado

Os projectos em curso cobrem diversas áreas, incluindo boa governação financeira, migração e deslocados internos, formação profissional, desenvolvimento do sector privado, mudanças climáticas, energias renováveis e eficiência energética. A Alemanha, além de co-presidir a Plataforma de Cooperação para o Desenvolvimento (DCP), destaca-se como um dos maiores parceiros bilaterais de Moçambique no que se refere à assistência humanitária e à estabilidade.

Durante as festividades do Dia da Unidade Alemã, a Embaixada da Alemanha realizou uma exposição fotográfica, apresentando resultados concretos e narrativas pessoais que ilustram o sucesso da colaboração entre os dois países.

O evento contou com a presença de diversas figuras, incluindo o ministro da Saúde de Moçambique, Ussene Isse, representantes do Ministério Alemão para Cooperação Económica e Desenvolvimento (BMZ), além de membros do corpo diplomático, do sector privado, de instituições culturais, assim como da sociedade civil e partidos políticos.