Internacional Africa Ex-brigadeiro apoiado por Mugabe forma novo partido no Zimbabué

Ex-brigadeiro apoiado por Mugabe forma novo partido no Zimbabué

Um antigo brigadeiro que deixou o partido no poder no Zimbabué como protesto contra a destituição, em Novembro de 2017, do ex-Presidente Robert Mugabe fundou um novo partido político no país, noticia a imprensa local. 

Ambrose Mutinhiri, um veterano da luta contra o poder da minoria branca e contra o regime de segregação racial (‘apartheid’) que vigorou no país durante a década de 1970, na então antiga Rodésia, disse ter-se reunido no domingo com Mugabe antes de anunciar a criação da Frente Patriótica Nacional (NPF, na sigla inglesa).

Mutinhiri demitiu-se na semana passada do cargo de deputado e de dirigente da Aliança Nacional Africana do Zimbabué – Frente Patriótica (ZANU-PF, no poder desde a independência, em 1980), criticando a intervenção militar que, em Novembro do ano passado, pressionou a destituição de Mugabe, 94 anos e no poder desde 1980, que foi substituído pelo vice-Presidente Emmerson Mnangagwa.

Segundo a imprensa estatal, o partido de Mutinhiri conta com o apoio de Mugabe e os dois surgem juntos numa fotografia publicada no site do NPF.

O Zimbabué tem previsto este ano realizar eleições gerais – presidenciais e legislativas – entre o final do primeiro semestre e o início do segundo.

Notícias ao Minuto