Internacional Sul-africanos exigem demissão de Zuma

Sul-africanos exigem demissão de Zuma

Várias dezenas de milhares de manifestantes saíram terça-feira às ruas da África do Sul para reclamar pela demissão do Presidente da República, Jacob Zuma, constatou a PANA no local.

O Congresso dos Sindicalistas Sul-africanos (COSATU), a maior federação de sindicatos no país com um milhão e 700 mil membros, juntou-se aos membros do Partido Comunista Sul-Africano ao se manifestar em várias cidades sul-africanas e ao apelar para o fim da corrupção e do domínio do Estado.

O Presidente Zuma, o seu filho Duduzane e muitos dignitários do Governo sul-africano foram citados em casos de corrupção que implicam o Estado e que abalaram o país.

No entanto, a maior marcha foi realizada em Joanesburgo, segunda cidade do país,  onde manifestantes gritavam “estamos prontos para Ramaphosa”, em alusão ao vice-Presidente da República, Cyril Ramaphosa.

Esta greve representa uma mensagem lançada em direcção ao Governo e ao sector privado para os informar  que estamos cansados (fartos) da corrupção”, declarou o secretário-geral do COSATU, Bheki Ntshalintshali.

 

O COSATU apoia, por outro lado, o vice-Presidente sul-africano Cyril Ramaphosa, ex-líder sindicalista e empresário, na corrida para a sucessão a Jacob Zuma na direcção do Congresso Nacional Africano (ANC), actual partido no poder.

Na cidade do Cabo, o secretário-geral do COSATU a nível  da cidade do Cabo-Oeste, Tony Ehrenreich, disse, durante uma manifestação, que os fundos do Governo devem beneficiar os que sofreram durante a era do Apartheid.

“O COSATU quer o fim da corrupção no país e, queremos certificar-nos de que este dia seja o início de outras manifestações que terminarão em Dezembro próximo com a demissão de Zuma durante a conferência electiva do ANC”, acrescentou.

Diário de Moçambique