Sociedade Justiça Zuma recebido com “cara de poucos amigos” no campo de imigrantes

Zuma recebido com “cara de poucos amigos” no campo de imigrantes

Diante da pressão internacional, o presidente sul-africano, Jacob Zuma, visitou neste sábado um campo de imigrantes que fugiram de suas casas em Durban, onde foi recebido com hostilidade, constatou a AFP no local.

“Tarde demais, tarde demais! Volte para casa, volte para casa! – gritavam as vítimas da violência, em referência à incapacidade da polícia em deter os agressores.

Interagindo com às vítimas, o presidente sul-africano, Jacob Zuma, prometeu reagir e responsabilizar os responsáveis pelos actos desumanos que segundo o Fórum Africano Diáspora (ADF), desde o inicio dos confrontos contra os cidadãos estrangeiros africanos resultou a morte de 15 pessoas e não 7 como defende a polícia local.

“Não há como justificar estes ataques contra estrangeiros. A maioria dos sul-africanos não quer a vossa partida, apenas uma pequena minoria e vamos deter esta violência”, garantiu Zuma.

Aliás, Jacob Zuma, garantiu que os estrangeiros que quiserem voltar para suas casas devem saber que serão bem-vindos, “depois de terminarmos com a violência”.

Por sua vez o ministro do Interior, Malusi Gigaba, garantiu também que as autoridades policiais intensificaram a segurança face a onda xenófoba que já está a ocorrer há cerca de 3 semanas.

“Os criminosos estão a ser presos, acusados ​​e processados. Até agora, 307 suspeitos foram presos em conexão com os ataques a cidadãos estrangeiros e violência pública”, disse exortando um severo aviso para com os responsáveis dos actos de violência pública.

Outrossim, “vamos encontrá-los (…) e tratados com o poder da lei”, assegurou.