Destaque Dlhakama ambiciona participar nas cerimonias de 4 de Outubro com Guebuza

Dlhakama ambiciona participar nas cerimonias de 4 de Outubro com Guebuza

O Presidente do partido da Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO), Afonso Dlhakama, apresentou na última quinta-feira (03) a sua vontade em participar nas cerimónias estatais do país, tendo prometido começar a se fazer presente neste sábado (04), nas cerimónias centrais em Maputo, pela passagem do dia da paz.

Ora, seria pela primeira vez, em que o líder da Renamo, Afonso Dlhakama participaria nas cerimónias do Estado, junto com as estruturas governamentais moçambicanas, desde a assinatura dos acordos de paz em Roma, em 1992.

“Pela primeira vez, sou capaz de ir participar a estas cerimónias oficialmente, não sei se será o governador que estará lá presente. Se fosse em Maputo, eu estaria com o próprio Guebuza a discursar”, ambicionou o Presidente da Renamo, Afonso dlhakama.

Igualmente, a assinatura do acordo sobre a cessação das hostilidades militares, entre o executivo e a Renamo, marcou uma nova etapa na história dos moçambicanos.

Entretanto, a ambição de Dlhakama é de facto, discursar com o seu colega na arena política, o Presidente da República, Armando Guebuza. Pois, para a fonte, a assinatura dos acordos sobre o fim das hostilidades em definitivo no país, tem todas as condições criadas para que a reconciliação nacional comece a andar com os seus próprios pés. “Eu quero participar nas cerimónias do Estado junto com as estruturas do governo, para mostrar que a reconciliação nacional está a sortir efeitos”, sublinhou.

Recomendado para si:  Margarida Talapa apela a justiça social e ambiental na reunião dos Parlamentos do G20