O presidente sul-africano, Jacob Zuma, garantiu esta segunda-feira apoio total e incondicional ao candidato presidencial da Frelimo, Filipe Jacinto Nyusi.
Falando no final da audiência que concedeu, em Joanesburgo, ao candidato da Frelimo, Zuma afirmou que tudo fará para que o partido irmão (Frelimo) e o seu candidato vençam de forma convincente as eleições de 15 de Outubro.
“A Frelimo e o ANC são como um partido que vive em dois países. Um em Moçambique e outro na África do Sul. Por isso nós apoiamos totalmente o Partido Frelimo e o seu candidato presidencial Filipe Nyusi”, disse Zuma.
“A história do ANC e a história da Frelimo vêm de longe e nesta ocasião apenas estamos a reviver os nossos laços de amizade e de cooperação”, acrescentou o presidente do ANC.
Zuma prometeu, ainda, prestar todo apoio logístico e material para que os camaradas da Frelimo trabalhem na vizinha África do Sul para conquistar os votos de todos moçambicanos que residem naquele país.
Por seu turno, o candidato presidencial da Frelimo destacou os laços de amizade entre os dois partidos africanos.
“Foi uma boa conversa, vimos formalmente dizer aquilo que eles já sabiam, que eu sou o candidato da Frelimo às eleições de Outubro, e aproveitamos a ocasião para passarmos em revista o funcionamento dos dois partidos para se fortalecer a governação”, frisou Nyusi.
Segundo Filipe Nyusi, durante o encontro, o líder sul-africano destacou a importância da valorização dos antigos dirigentes do partido tendo-o felicitado por ter visitado Nwadjahane, Chilembene, Malehice e Chamanculo, locais onde nasceram Mondlane Samora, Chissano e Guebuza, anteriores dirigentes da Frelimo.