Sociedade Justiça Governo ensaia desburocratização dos tribunais judiciais de província em Moçambique

Governo ensaia desburocratização dos tribunais judiciais de província em Moçambique

Os tribunais judiciais de província que, actualmente, julgam os processos de família e jurisdição de menores vão, futuramente, desocupar-se desses casos, devendo os mesmos estarem sob a alçada dos tribunais judiciais distritais, em resultado de uma proposta de lei aprovada esta terça-feira (08) pelo Conselho de Ministros.

O referido dispositivo, a ser submetido à Assembleia da República (AR), altera o artigo 85 da Lei 24/2007 de 29 de Agosto, atinente à Lei da Organização Judiciaria. Neste momento, por imperativos da Lei, os tribunais judiciais distritais devem remeter aos tribunais judiciais provinciais qualquer tipo de problemas relacionados com as relações familiares e jurisdição de menores, os quais se localizam nas capitais provinciais, o que faz com que se percorra longas distâncias para aceder aos serviços em alusão.

Alberto Nkutumula, porta-voz do Governo e vice-ministro da Justiça, explicou que a proposta ora a caminho do Parlamento visa atribuir competências aos tribunais judiciais de distritos da segunda classe para em primeira instância e em matéria cível julgar questões relativas às relações de família e aos processos jurisdicionais de menores.