Destaque Investigações avançam para responsabilizar rombo nas Linhas Aéreas de Moçambique

Investigações avançam para responsabilizar rombo nas Linhas Aéreas de Moçambique

O Ministro dos Transportes e Logística, João Matlombe, anunciou que as investigações destinadas à responsabilização criminal dos envolvidos no rombo financeiro das Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) estão numa fase avançada.

A declaração foi feita na cidade da Beira, na província de Sofala, durante uma entrevista à Rádio Moçambique.

O governante informou que a situação levou à instauração de processos disciplinares e à suspensão de alguns funcionários da companhia aérea. Matlombe destacou que estão em curso reformas com o objectivo de tornar a LAM mais sustentável, reconhecendo, contudo, a complexidade deste processo, que inclui a redução da mão-de-obra e a reestruturação da frota.

“O processo é difícil porque envolve pessoas e estas têm famílias. É fundamental tratar essa questão com sensibilidade, mas a sustentabilidade da empresa não pode ser comprometida”, afirmou o ministro.

Quanto aos prazos, o titular da pasta de Transportes e Logística indicou que a primeira etapa das reformas deve concluir em Dezembro, enquanto a próxima fase começará em 2026. O ministro encorajou os accionistas e a comissão de gestão a continuarem os esforços e agradeceu aos trabalhadores pela colaboração até ao momento, sublinhando a importância da sua participação no processo de melhoria da companhia de bandeira.

Recomendado para si:  Tempestade tropical se aproxima de Moçambique e impacta navegação

“Nosso foco está no resultado final, que é ter a melhor companhia do país, capaz de orgulhar todos os moçambicanos e facilitar a mobilidade de passageiros a qualquer destino”, concluiu Matlombe.

Destaques da semana