Politica Viciação de resultados em Mocuba

Viciação de resultados em Mocuba

O STAE esteve, na tarde de ontem, reunido de emergência em Mocuba, na província da Zambézia, porque a candidata da Frelimo, Beatriz Nhula, perdeu as eleições a favor do candidato do MDM, Fernando Pequenino. A candidata da Frelimo teve 10090 votos, contra 10630 votos do candidato do MDM. A Frelimo ganhou para a Assembleia Municipal com uma margem mínima. Teve 10501 votos, contra 9644 do MDM.

Os quadros do STAE instruíram os jornalistas da TVM e da RM para não anunciarem os resultados. Por isso, até aqui ainda não eram públicos os resultados de Mocuba. Um jornalista de um órgão público disse ao Canalmoz que os quadros do STAE estavam a “ajustar os resultados”.

O director do Secretariado Técnico da Administração Eleitoral (STAE) confirmou a demora no apuramento dos resultados em Mocuba, mas diz que é devido a uma confusão que se instalou na mesa e que obrigou a uma paragem no processo. Mas o director do STAE confirma a informação que avançamos, de que a contagem já tinha sido terminada. Não quis avançar resultados e aconselhou-nos a ”aguardar”. Há muito nervosismo em Mocuba.