Politica MDM denuncia ameaças de reprovação de classe e exclusão no emprego a...

MDM denuncia ameaças de reprovação de classe e exclusão no emprego a seus apoiantes

O candidato pelo Movimento Democrático de Moçambique (MDM) no município da Maxixe, província de Inhambane, José Rafael Siniquinha, denunciou que os membros do seu partido estão a ser vítimas de ameaças de reprovações de classe e exclusão de emprego e de projectos financiados pelos 7 milhões de meticais, dedicados ao combate à pobreza urbana.

Segundo Siniquinha, estas ameaças são proferidas por alguns professores e secretários de bairros, ligados ao partido no poder, a Frelimo. O candidato do MDM disse, por exemplo, que o membro do seu partido, Amilton Vasco, foi ameaçado reprovar de classe por um professor de nome Boaze, em Chicuque, arredores de Maxixe. Disse também que no bairro de Manhala, situação similar aconteceu, onde estudantes foram ameaçados de não conseguires emprego e reprovar de classe.

“99,9 por cento dos membros do MDM são jovens. 99 por cento dos membros candidatos à assembleia municipal da Maxixe também são jovens. A Frelimo não quer que o MDM tenha visibilidade. Sente-se ameaçada”, disse Siniquinha.

Disse, também, que na Maxixe os mastros das suas bandeiras são destruídos.

Recomendado para si:  Ex-guerrilheiros da RENAMO criticam liderança de Ossufo Momade

As promessas de Siniquinha

Rafael José Siniquinha diz que se for eleito ao cargo do edil, será pela participação do cidadão na vida do município, uma vez que neste momento os munícipes sentem-se excluídos.

Siniquinha centra o seu discurso na estratégia mista, mas com enfoque na campanha porta a porta. Diz que vinha recebendo dos cidadãos reclamações de exclusão da participação política e económica.

“Quero reverter esta situação. Na Maxixe, há falta de água canalizada, potável, energia e transporte. As escolas e unidades sanitárias estão distantes. O nosso projecto é ver distâncias intermédias. Queremos reduzir a distância entre o morador e o hospital”, disse.

No que toca à via de acessos, disse que se ganhar as eleições vai reabilitar as estradas que ligam a cidade da Maxixe a outros bairros. Disse, por exemplo, que Macuamene é a zona baixa da Maxixe, mas não tem uma via de acesso para escoar os produtos agrícolas. Falou da necessidade da reabilitação da estrada Manhala-Mongue, que deverá felicitar a comunicação com os bairros Sahane, Tinga-Tinga e Mabihane.