Politica EUA “profundamente preocupados” com espectro de guerra civil em Moçambique

EUA “profundamente preocupados” com espectro de guerra civil em Moçambique

Os Estados Unidos da América voltaram a emitir um comunicado onde sobe o tom da sua preocupação com o espectro de guerra civil que se está a alastrar para todo o País. De acordo com uma nota oficial do Departamento de Estado dos EUA em Washington, DC, “os EUA estão profundamente preocupados com o aumento da violência entre os homens armados do partido da oposição Renamo e as Forças de Segurança de Moçambique”.

Os EUA vêem com “inquietação” os confrontos na província de Sofala e a expansão de conflitos para fora da região. “Condenamos o uso da violência para resolver as diferenças políticas e exortamos todas as partes para que cessem imediatamente com as hostilidades e tomem medidas decisivas e visíveis para acalmar as tensões crescentes.

Condenamos com a maior veemência possível os ataques aos civis inocentes e manifestamos profundas condolências pelas vítimas e os seus entes queridos”, refere a declaração do Departamento do Estado.

Os EUA saúdam as declarações públicas anteriores dos representantes do governo de Moçambique e da Renamo em prol dum diálogo pacífico e construtivo e exortam as partes para que “prossigam activamente as negociações, de modo a garantir uma solução pacífica e duradoura. Os Estados Unidos continuam a encorajar um ambiente de espaço político aberto para promover a participação plena de todos os partidos em instituições e processos democráticos”.

Recomendado para si:  IMD e AR assinam memorando para promover boa governação e inclusão democrática