Politica Doze pessoas continuam detidas em Gaza indiciadas de ilícitos eleitorais

Doze pessoas continuam detidas em Gaza indiciadas de ilícitos eleitorais

Doze pessoas foram detidas na última quarta-feira, 20 de Novembro, na província de Gaza, durante o processo de votação para a escolha dos membros das autarquias locais. A Polícia da República de Moçambique (PRM) refere ter registado 12 casos de ilícitos eleitorais no dia das eleições autárquicas, em quatro das seis autarquias daquela província.
O porta-voz da PRM em Gaza, Jeremias Langa, disse ao Canalmoz que quatro casos foram registados no município de Xai-Xai, quatro em Chibuto, três na Macia e um em Manjacaze.

Das 12 pessoas detidas a Polícia avança como motivos a dupla votação, apresentação de documentos falsos, exercício de campanha nas assembleias de voto, filmagem sem credencial. Segundo a PRM em Gaza, outro caso foi de um jovem de 19 anos que tentou votar no bairro 1 do município da Macia usando um cartão de eleitor do distrito municipal de KaMavota, na cidade de Maputo.

Também um jovem de 19 anos foi surpreendido a filmar na assembleia de voto da Escola Secundária de Inhamissa, na cidade de Xai-Xai.
A Polícia não adiantou a identidade partidária dos indiciados.

Recomendado para si:  IMD e AR assinam memorando para promover boa governação e inclusão democrática

No geral, a PRM diz que o processo eleitoral nas seis autarquias de Gaza decorreu num ambiente calmo, ordeiro e tranquilo, pelo facto de não ter-se registado casos que atentaram contra a ordem e segurança públicas.