Politica Detenções generalizadas de fiscais do MDM

Detenções generalizadas de fiscais do MDM

O Boletim publicado pelo CIP/AWEPA publicou uma lista de municípios onde confirmou as detenções generalizadas dos fiscais do MDM, deixando assim as mesas sem fiscalização de um dos concorrentes. Eis os casos publicados pelo boletim.

“Nhamatanda: Foram detidos em Nhamatanda seis delegados do MDM, alegadamente por não ter cumprido com as ordens dos Membros de Mesa de Voto (MMV’s) no sentido de abandonarem as Assembleias de Voto para irem comprar água. Os MMV’s chamaram a Polícia que prendeu os fiscais do MDM. Isto aconteceu às 15 horas na Assembleia de Voto da Escola Heróis Moçambicanos, na vila sede”.

“Macia: segundo o nosso correspondente, seis delegados do MDM foram detidos, sendo um dos quais suspeito de ser portador de crachá falso. A detenção aconteceu quando faltavam 14 minutos para o encerramento das urnas, embora o delegado tenha estado todo o dia na Assembleia de voto sem se questionar a autenticidade da sua credencial”.

“Chibuto: detidos seis fiscais do MDM, nomeadamente Elias Neves, Eugénio Macondzo, João Cossa, Ibrahimo Massotas, Viriato Matusse outro identificado apenas por Baltazar. Devido a estas detenções que ocorreram ao longo do dia, criou-se um clima de medo”.

Recomendado para si:  IMD e AR assinam memorando para promover boa governação e inclusão democrática

Gurué: Um grupo de 10 indivíduos tentou invadir a mesa de voto e perturbar o processo em Moneia. Segundo o Director Distrital do STAE, Manuel António, os 10 indivíduos foram detidos.

Ainda em Gurué, às 16h15 houve agitação na assembleia 04009504 instalada na Escola Secundaria de Gurué. Indivíduos não credenciados chegaram à mesa, alegadamente para fiscalizar o processo de votação. Quando apelados a se retirarem, resistiram. Houve intervenção policial, mas não houve detenções.

Chimoio: Quatro cidadãos foram permitidos votar, embora estando em estado de embriaguez. Isto aconteceu no Bairro 4, mesa de voto 532001.