A Comissão Nacional de Eleições (CNE) anunciou esta terça-feira a vitória da Frelimo e seu candidato David Simango nas eleições de 20 de Novembro, marcadas por muitas irregularidades.
Segundo a CNE, David Simango, que concorreu para sua própria sucessão, venceu o escrutínio com um total de 175.186 votos, o que corresponde a 58%, contra os 119.880 votos obtidos pelo candidato do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), Venâncio Mondlane.
O partido Frelimo venceu para a Assembleia Municipal com 167730 votos, contra 120.561 votos do MDM que corresponde a 42%.
Ismael Mussa ficou em último lugar com um total de 4.764 votos, o que corresponde a 1,5%.
Segundo a CNE, dos 614671 eleitores inscritos durante o processo de recenseamento, votaram apenas 309729, que corresponde a 50,39%, o que equivale a dizer que 304942 potenciais eleitores preferiram ficar em casa.
MDM não concorda com resultados
O candidato do MDM, Venâncio Mondlane, presente na cerimónia de divulgação dos resultados, disse que a votação foi marcada por graves irregularidades que acabaram influenciando os resultados finais, razão pela qual não se podem “considerar limpas nem transparentes”.
Aliás, o MDM diz ter já submetido um recurso de protesto, uma vez que, na sua óptica, tais irregularidades tiveram influência directa nos resultados.
“Como é que se pode considerar um processo limpo enquanto houve excesso de actuação da Polícia, contra os membros do MDM”, disse Venâncio Mondlane.
“Também houve problemas dos editais que desapareceram sobretudo em KaTembe e que podiam dar outro resultado e não este que foi aqui anunciado hoje. Tivemos também casos em que os resultados que constam em alguns editais não coincidem com os das assembleias de voto. Portanto, estes são alguns casos que demonstram claramente que o processo não foi transparente, mas o que tenho a destacar é que, na Assembleia Municipal da cidade de Maputo, teremos debates acesos, dado haver um grande equilíbrio em termos de deputados face aos resultados divulgados hoje”, sublinhou Mondlane.
Este é um resultado de um grande trabalho
O director de campanha de David Simango, Benjamim Faduco, disse que a vitória resulta de um grande trabalho feito pelo seu partido desde a base até ao topo, razão pela qual considera a mesma justa.