Economia Situação política pode perturbar investimentos

Situação política pode perturbar investimentos

Ontem, pelo menos três ataques perpetrados por homens armados no centro de Moçambique provocaram três mortos e seis feridos.

A série de ataques ocorreu na região de Machanga, em Sofala, quando homens armados atacaram autocarros de passageiros, na principal estrada que liga o sul ao norte do país.

“É de lamentar estas situações porque, como temos estado a dizer, um dos pressupostos para o desenvolvimento económico, neste caso concreto de Moçambique, é a estabilidade política. Um segundo pressuposto é a estabilidade macro-económica e a existência de legislação fiável e boa legislação e, neste caso concreto, temos boa legislação e vínhamos tendo esta estabilidade política. Não há dúvida que estas acções podem perturbar o andamento dos investimentos no país”, disse.

Manuel Chang, que falava ontem a jornalistas em Maputo à margem da cerimónia de Lançamento da Estratégia para o Desenvolvimento do Sector Financeiro 2013-2022, afirmou ainda tratar-se de “uma situação lamentável que deveria ser repensada pelos mentores destas situações”.

“O país é de todos nós e o que queremos é que ele se desenvolva para o futuro, para o bem dos nossos filhos e dos nossos netos. Então, acho que não deveríamos desprezar o momento que Moçambique está a viver neste momento ímpar em que os investimentos convergem para aqui”, disse.

Recomendado para si:  Governo do Niassa solicita redução do preço do cimento produzido localmente

O governante acrescentou tratar-se de uma “oportunidade que deveríamos aproveitar. Então, não devemos desperdiçar isso, porque para voltarmos a ter situações destas poderemos levar muito tempo e será mau para o país”.

Noticias