Entre as entidades agraciadas, destacam-se os deputados de palmo e meio do Posto Administrativo de Mazucane que, devido ao facto de terem contribuído para o desencorajamento daquelas práticas, através da denúncia de alguns professores que abusaram as suas alunas, constituem exemplo de defesa e promoção dos seus direitos e pela forma como se comportam no Parlamento Infantil.
Aliás, este reconhecimento foi também extensivo à juíza afecta no Tribunal Judicial de Mandlakaze pela sua contribuição valiosa no dirimir de vários casos de abuso sexual de menores que tiveram como desfecho final a penalização exemplar dos infractores.
O acto da entrega dos prémios aos que mais se distinguiram, no ano passado, na defesa e promoção dos Direitos da Criança, foi abrilhantada por actuações da cantora Lorena Nhate, Embaixadora da Criança na Visão Mundial, em Moçambique, que animou a pequenada animada, transmitindo-lhe mensagens de encorajamento para que esta denuncie qualquer violação dos seus direitos.
Estímulos ora distribuídos compreenderam medalhas de ouro, certificados de excelência, cestas básicas e material escolar. Trata-se de uma forma encontrada pela Visão Mundial para manifestar seu reconhecimento público aos vários actores envolvidos nos esforços visando a valorização e protecção da criança vítima de violação dos seus direitos.
Refira-se que a Visão Mundial já tramitou mais de 80 casos de abuso e violação multiforme dos Direitos da Criança.
Dados em nosso poder indicam que a dinâmica que está a ser impressa nesse âmbito resulta do impacto do memorando de entendimento celebrado nos finais do ano passado entre o Instituto de Patrocínio e Apoio Jurídico (IPAJ) e a Policia da República de Moçambique (PRM) culminou com o julgamento e condenação da maior parte dos violadores e a cumprirem penas que variam entre cinco e 12 anos de prisão.
A Visão Mundial tem, por outro lado, providenciado às vítimas, apoio psicossocial de modo a ajudar-lhes a ultrapassar os traumas decorrentes da violação dos direitos das crianças.
Segundo fontes ligadas à Visão Mundial abordadas pela nossa Reportagem no decurso das cerimónias de reconhecimento das entidades que mais se evidenciaram nas acções de denuncia e promoção dos direitos da pequenada, a iniciativa em curso se insere no Projecto da Protecção da Criança, com objectivo principal de garantir que os petizes cresçam num ambiente são e favorável ao seu desenvolvimento.
Visão Mundial é uma organização cristã de ajuda, desenvolvimento e promoção da justiça, dedicada ao trabalho com as crianças, suas famílias e comunidades no mundo, para que elas atinjam seu potencial máximo através da abordagem das causas da pobreza e da injustiça.
Jornal Noticias