Sociedade Meio Ambiente Tete – Residentes do bairro Déguè dispõem de mais água potável

Tete – Residentes do bairro Déguè dispõem de mais água potável

Com a entrada em funcionamento daquelas fontes, foram minimizados os problemas de conflito Homem/fauna bravia caracterizados por ataques de crocodilos que, semanalmente, tiravam vidas humanas na disputa daquele recurso.
O Presidente do Conselho Municipal da cidade de Tete, César de Carvalho, informou há dias que, naquele bairro, foram igualmente construídos seis fontanários públicos que são geridos por uma comissão dos moradores que tem garantido para uma assistência e protecção daquelas infra-estruturas sociais.

“Todas as semanas recebíamos das autoridades administrativas e políticas do bairro informações que relatando casos de pessoas atacadas por crocodilos quando se encontravam no rio Zambeze à procura de água para as suas necessidades”, disse César de Carvalho.

Entrevistados pela nossa Reportagem, alguns residentes do bairro Déguè, manifestaram a sua satisfação pelo projecto de electrificação e da canalização de água potável, o que está a contribuir para o melhoramento do nível de vida socioeconómica daqueles munícipes.

“Já é tempo de evitarmos as mortes causadas por crocodilos aqui, no rio Zambeze, que passa pelo nosso bairro e que era a nossa principal fonte de abastecimento de água para as nossas necessidades” – referiram os nossos entrevistados.

Entretanto, o Presidente do Conselho Municipal da cidade de Tete, disse que para além da construção das fontes de abastecimento de água potável, entrou em funcionamento uma escola secundária na sede do bairro Déguè, no quadro dos esforços do governo tendentes à aproximação de infra-estruturas sociais, entre as quais estabelecimentos de ensino, junto às comunidades, facilitando, desta forma, o acesso dos estudantes ao ensino.

Tete - Residentes do bairro Déguè dispõem de mais água potável

“O bairro Déguè, fica a cerca de 15 quilómetros da cidade e todos os alunos depois de concluírem o ensino primário eram obrigados a prosseguir os seus estudos no centro da cidade e isto era um transtorno para os pais e aos próprios alunos” – anotou César de Carvalho.

Recomendado para si:  Surto de cólera em Tete provoca uma morte e mais de 150 casos

Com a expansão da rede nacional de energia eléctrica ao bairro Déguè, muitos adultos já estão a frequentar o curso nocturno para a elevação das suas habilitações académicas, situação que contribui para a redução do grau de analfabetismo ao nível da cidade de Tete.

Entretanto, face à prolongada seca e estiagem que afectam a região norte do bairro Déguè e nos povoados de Chigamanda e Canseta, foram abertas recentemente duas represas comunitárias para o armazenamento da água para a agricultura de irrigação e abeberamento do gado, acção que contou com a participação da população local.

A propósito, o chefe da edilidade da cidade de Tete, anunciou que uma outra represa está numa fase adiantada da sua construção em Chimunda, bem assim a reabilitação de dois furos de abastecimento de água potável à população local.

Por outro lado, ainda de acordo com a fonte, decorre no centro da cidade de cimento, o trabalho de reparação das principais ruas com vista garantir uma boa transitabilidade.

Algumas das ruas com pavimentos melhorados com pavê foram reabertas na semana passada ao tráfego sendo que tudo indica que outras rodovias a beneficiar do mesmo tipo de intervenções deverão ser reabertas ainda no decurso do primeiro semestre do presente ano.

“O trabalho abrange, igualmente, as principais estradas da zona periférica da cidade, onde estão concentrados vários serviços e estabelecimentos comerciais que abastecem a urbe em produtos alimentares da primeira necessidade”, disse o Presidente do Conselho Municipal da cidade de Tete.