Economia Inhambane – Obras Públicas não cumpriram PES de 2012

Inhambane – Obras Públicas não cumpriram PES de 2012

Em sessão de perguntas e respostas ao governo, aquele órgão de monitoria e acompanhamento das actividades do executivo liderado por Agostinho Trinta solicitou uma informação exaustiva dos mecanismos adoptados do governo provincial para resolver o problema da falta de água que ainda afecta maior parte da população, pelo facto de o sector que superintende actividade, ter demonstrado, no ano passado, fraco desempenho que se justifica pelo incumprimento das metas.

No ano de 2012, tinha sido planificado a construção de 150 fontes de abastecimento de água. Todavia, o balanço apresentado pelo governo na VII Sessão Ordinária da Assembleia Provincial indica que apenas foram construídos 48 fontes, o que corresponde a uma execução do plano na ordem dos 32 por cento.

Inhambane - Obras Públicas não cumpriram PES de 2012

Em resposta à inquietação colocada pela Assembleia Provincial, o Director Provincial das Obras Públicas e Habitação, Albino Novela, explicou que o incumprimento do plano deveu-se à disponibilização tardia dos recursos financeiros para cobrir o projecto de água e saneamento do meio, por parte dos parceiros da cooperação.

“De referir que parte das acções não executadas, em 2012, transitou para 2013 como são os casos da construção de 46 furos de água, dos quais 40 já têm contratos de adjudicação das respectivas obras já assinados”, disse Novela.

Recomendado para si:  Moçambique e Brasil buscam fortalecer cooperacão e impulsionar comércio bilateral

Dados em nosso poder indicam que o nível de cobertura de abastecimento de água potável na província situa-se na ordem dos 55 por cento. Esta cifra, segundo explicou Albino Novela, é fruto das acções do governo e seus parceiros na construção, reabilitação e manutenção de infra-estruturas de abastecimento de água.

Durante o ano passado foram construídas 48 fontes de água, reabilitados 92 e reparadas cinco fontes dispersas e montados seis pequenos sistemas de abastecimento de água por energia solar. Foi ainda reabilitado o pequeno sistema da vila do distrito de Morrumbene contando, actualmente, com 300 novas ligações domiciliárias. Com estas acções, mais de 43.800 passaram a beneficiar de água potável.

No que diz respeito ao cumprimento das decisões da Iniciativa Presidencial, foram construídas 5.505 cisternas e caleiras contra 1.622 do ano de 2011 e, cumulativamente, a província de Inhambane conta, actualmente, com 26.626 cisternas e caleiras.