Curiosas Idosa burlada em quase 6.000 euros por falso astronauta em golpe romântico

Idosa burlada em quase 6.000 euros por falso astronauta em golpe romântico

Uma mulher de 80 anos, residente na ilha de Hokkaido, no Japão, foi vítima de uma burla que lhe custou cerca de 5.773 euros (um milhão de ienes). 

O golpe, classificado pelas autoridades nipónicas como um “golpe romântico”, ocorreu após a mulher ter desenvolvido uma relação virtual com um homem que conheceu nas redes sociais.

O burlão, que se apresentou como um astronauta em perigo, convenceu a idosa de que a sua nave espacial estava sob ataque e que necessitava urgentemente de dinheiro para comprar oxigénio. Após várias trocas de mensagens, durante as quais a mulher se deixou seduzir pela história fantasiosa, o homem conseguiu extorquir-lhe a quantia significativa.

Este incidente, que começou em Julho, ilustra um fenómeno que se tem tornado uma preocupação global. A polícia japonesa e outras autoridades internacionais têm registado um aumento de casos de burlas românticas, onde os golpistas usam uma variedade de narrativas para enganar as suas vítimas. Um exemplo notável ocorreu em França, onde uma mulher revelou ter sido enganada em Janeiro, pagando 830 mil euros a um burlão que utilizou inteligência artificial para se passar pelo famoso actor Brad Pitt.

Recomendado para si:  Brincadeira fatal: Menino de 11 anos morto a tiro após tocar campainha e fugir

As autoridades em várias partes do mundo continuam a alertar para os riscos associados a este tipo de crimes, recomendando cautela e desconfiança face a pedidos de dinheiro oriundos de contactos estabelecidos exclusivamente online, independentemente da credibilidade ou intensidade emocional que as histórias possam apresentar.