Capa Niassa regista quatro novos casos de Mpox, totalizando 38 infecções

Niassa regista quatro novos casos de Mpox, totalizando 38 infecções

O distrito de Lago, na província de Niassa, confirmou mais quatro casos positivos de Mpox, elevando o total para 38 infecções na região. Os dados foram divulgados na noite de ontem pelo Ministério da Saúde.

Durante o fim-de-semana, foram recolhidas 33 amostras, resultando em novos casos positivos em Niassa, que se mantém como a província com o maior número de infecções. O boletim epidemiológico revela que a província de Maputo continua a reportar três casos positivos, enquanto Manica apresenta dois.

Além desses, 12 casos suspeitos foram identificados entre 226 testes realizados, com as seguintes distribuições: quatro casos em Gaza, três em Manica, dois na Zambézia e um em cada uma das províncias de Maputo, Tete e Nampula.

O boletim ainda indica que 186 casos foram rastreados, sendo que 134 estão sob seguimento das autoridades de saúde. Actualmente, há 137 casos activos em acompanhamento. Dois pacientes já se recuperaram da doença, e até ao momento não foi registada nenhuma morte em Moçambique devido ao Mpox.

Recomendado para si:  Agente da UIR sentenciado a 14 anos por assalto à mão armada na Beira

As autoridades de saúde têm intensificado esforços na sensibilização da população sobre as medidas de prevenção contra o Mpox, visando conter a propagação da doença no país.