O Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) procedeu à incineração de mais de 40 toneladas de drogas ilícitas, num evento realizado em 2024. Entre os produtos destruídos estão a cannabis sativa, heroína, cocaína e ecstasy.
A cerimónia foi anunciada pelo secretário de Estado da Cidade de Maputo, Vicente Joaquim, durante as celebrações do Dia Internacional contra o Tráfico e Consumo Ilícito de Drogas, comemorado a 26 de Junho.
Vicente Joaquim revelou que a capital do país registou, no primeiro trimestre deste ano, 10.158 casos relacionados com o consumo de substâncias proibidas. Dentro deste contexto, 2.774 pacientes receberam tratamento de reabilitação, e 391 conseguiram ser reintegrados nas suas famílias.
O secretário de Estado sublinhou que o fenómeno do consumo de drogas em Maputo é parte de uma tendência global. O Relatório Mundial sobre Drogas de 2024 indica que, no último ano, mais de 296 milhões de pessoas consumiram drogas, com os jovens a serem identificados como o grupo mais vulnerável.