A Primeira-Ministra, Benvinda Levy, anunciou a exoneração de Maria Rita Fernandes Freitas do cargo de Inspectora-Geral da Inspecção Nacional de Actividades Económicas (INAE).
A decisão, que tem provocado reacções no sector comercial do país, marca o fim de uma era para uma dirigente conhecida por ter sido uma figura controversa e desafiadora para muitos agentes económicos.
A informação foi divulgada pelo Secretário Permanente do Ministério da Economia, Jorge Jairoce, através de uma circular endereçada a todas as instituições sob a alçada do ministério. Foi comunicado que Eduardo Muchamisso Samuel Jane assumirá interinamente as funções do sector até que um novo líder seja nomeado. Adicionalmente, a circular especifica que, durante o período compreendido entre 5 e 9 de Maio do corrente ano, a Engenheira Maria Rita Fernandes Freitas ficará inibida de praticar qualquer acto administrativo em nome da INAE.
É importante salientar que a exoneração de Rita Freitas já havia sido decidida anteriormente, com um despacho datado de 5 de Fevereiro de 2024, assinado pelo então ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno. Esta decisão encerra um capítulo em que a Inspectora-Geral exerceu um papel significativo na fiscalização das actividades económicas, mas que também gerou controvérsias e críticas junto de diversos “players” do sector.