Internacional Vaticano cancela compromissos do Papa Francisco devido a problemas de saúde

Vaticano cancela compromissos do Papa Francisco devido a problemas de saúde

O Vaticano anunciou o cancelamento dos compromissos do Papa Francisco para o próximo fim-de-semana em virtude do seu estado de saúde. 

O pontífice, que se encontra hospitalizado desde sexta-feira passada devido a uma infecção respiratória, não poderá presidir à audiência jubilar programada para sábado, 22 de Fevereiro, nem à missa de domingo na Basílica de São Pedro.

De acordo com um comunicado da Santa Sé, a decisão foi tomada por razões de saúde, uma vez que Francisco, de 88 anos, apresenta um “quadro clínico complexo”. O boletim de saúde divulgado na segunda-feira revelou que os resultados dos testes realizados durante os últimos dias indicaram uma infecção polimicrobiana do trato respiratório, levando à alteração da terapêutica do Papa.

A infecção polimicrobiana, como explicado por especialistas, pode ser provocada por dois ou mais microorganismos, incluindo vírus, fungos, bactérias ou parasitas, e pode resultar em doenças crónicas ou agudas. Em pessoas da faixa etária do Papa, é comum que bactérias presentes nas fossas nasais ou na boca infectem a traqueia e os brônquios, desencadeando uma bronquite bacteriana.

Recomendado para si:  Oposição reivindica vitória nas presidenciais nos Camarões e desafia Paul Biya

O Vaticano informou ainda que o Santo Padre está tocado pelas numerosas mensagens de apoio que tem recebido e manifestou a sua solidariedade a todos os que se encontram hospitalizados. Assim, a missa do Jubileu dos Diáconos, que estava agendada para domingo, será realizada pelo pró-presidente da câmara do Dicastério para a Evangelização, Rino Fisichella.