Destaque Desabamento em mina de coltan na RDC pode ter causado até 300...

Desabamento em mina de coltan na RDC pode ter causado até 300 mortos

Um desabamento ocorrido numa mina de coltan em Rubaya, no leste da República Democrática do Congo (RDC), poderá ter resultado na morte de cerca de 300 pessoas, segundo fontes locais citadas pela agência EFE. 

O incidente, que ocorreu na passada quarta-feira, gerou uma onda de comoção na região, uma vez que continua a haver buscas em curso, com residentes e equipas de resgate informais a recuperarem corpos.

O desabamento aconteceu numa das maiores zonas de mineração de coltan do país, um mineral altamente valorizado na produção de componentes electrónicos. Inicialmente, as autoridades reportaram mais de 200 mortos, com pelo menos 227 vítimas confirmadas, de acordo com dados recolhidos pela Reuters.

Contudo, líderes comunitários e antigos responsáveis locais indicam que o número de mortos pode já estar a rondar os 300, à medida que os trabalhos de busca avançam.

Este desastre ressalta as condições precárias e perigosas em que muitos mineiros artesanais operam em áreas controladas por grupos armados, como o M23, que tem dominado Rubaya desde 2024. Apesar do coltan extraído ser uma das principais fontes de rendimento local, a falta de regulamentação e medidas de segurança torna estas operações extremamente arriscadas, expondo os trabalhadores a situações de grande perigo.

Recomendado para si:  Famílias ignoram alertas e permanecem em áreas de risco no Niassa

Destaques da semana