Destaque Moçambicano julgado em Joanesburgo pelo assassinato do DJ Warras

Moçambicano julgado em Joanesburgo pelo assassinato do DJ Warras

O Tribunal de Magistrados de Joanesburgo volta a acolher o moçambicano Armindo Pacula, de 25 anos, que está a ser acusado de homicídio, conspiração para cometer homicídio e violação da Lei de Imigração.

O caso em questão diz respeito à morte do conhecido DJ e apresentador sul-africano Warrick Stock, também conhecido como DJ Warras.

Armindo Pacula foi detido no dia 30 de Janeiro no assentamento informal de Marathon, localizado em Primrose, na região de East Rand. A operação que levou à sua detenção foi conduzida pela unidade de investigação da província de Gauteng.

As autoridades policiais sustentam que Pacula foi o responsável pelos disparos que, a 16 de Dezembro do ano passado, resultaram no falecimento do DJ. Apenas seis dias após o homicídio, Victor Majola, que operava no setor de transporte semi-coletivo de passageiros, foi detido como alegado mentor do plano que levou à morte de Warrick Stock.

Após a tragédia que abalou a sociedade sul-africana, Armindo Pacula terá fugido para Moçambique, suspeita-se que tenha regressado à África do Sul no início deste ano, sendo preso posteriormente.

Recomendado para si:  Ministério Público Militar pede expulsão de Jair Bolsonaro das Forças Armadas

Na sua primeira aparição em tribunal, a 2 de Fevereiro, o caso foi adiado para hoje. fonte próxima revelou que Pacula não irá solicitar liberdade provisória, nem fiança, em virtude da sua situação de imigrante ilegal.

As autoridades consulares de Moçambique na África do Sul estão a monitorizar atentamente o processo. Uma delegação, que inclui o Cônsul Geral de Moçambique em Joanesburgo, Guilherme Tamele, e o Conselheiro de Assuntos Policiais da Embaixada de Moçambique em Pretória, General Abel Nuro, estará presente na audiência.

Além deste caso, recorda-se que em Dezembro do ano passado, dois moçambicanos foram detidos na África do Sul por estarem ligados ao assassinato de dois polícias em Joanesburgo, ocorrendo a recuperação das armas que tinham sido robadas das vítimas.

Destaques da semana